Saiba quais são os erros fatais no controle financeiro empresarial
28 de fevereiro de 2017 | Postado em Empreendedorismo
Muitas empresas tem o controle financeiro como sendo o calcanhar de Aquiles, isso porque dados do IBGE apontam que metade das empresas brasileiras fecham antes de completar 4 anos de fundação. Segundo o IBGE em parceria com o Sebrae, o motivo para tanta falência é a falta de planejamento financeiro.
Se você não pretende deixar sua empresa entrar para a triste estatística do IBGE é preciso encarar as finanças com mais seriedade e evitar erros comuns. Veja essa lista que preparamos com os “erros fatais” para sua empresa.
Não separar capital empresarial do dinheiro pessoal
Um erro muito comum e muito cometido por empreendedores iniciantes. Essa situação acontece com frequência principalmente com gestores que resolvem usar o cofre da empresa como se fosse um caixa eletrônico, ou quando faz o contrário, e acaba bancando com o próprio dinheiro compras de materiais necessários para manutenção da empresa.
Ao misturar as contas, o gestor compromete o monitoramento dos resultados que a empresa vem obtendo, sem ter o controle exato de dados como a lucratividade, custos do negócio, entre outras. Além de que, essa confusão patrimonial, pode parecer sonegação fiscal aos olhos do fisco.
Processos manuais x automação tecnológica
Manter os processos manuais é um erro bastante comum entre empresários, comprometendo assim a eficiência da gestão por estarem mais suscetíveis a erros e por necessitar de uma atenção redobrada por parte do empreendedor, para conferir se o processo foi feito da maneira correta.
Hoje em dia, até mesmo quiosques de rua e de shoppings, já apostam em tecnologia para aprimorar os processos internos. Alguns usam softwares de controle financeiro e alguns até apostam em ferramentas para controle automático de estoque.
Ignorar o controle dos fluxos de caixa
Ferramenta fundamental para a gestão que é muito ignorada por empreendedores. O controle efetivo do fluxo de caixa é o que separa a gestão pró-ativa daquela velha administração que apenas “apaga incêndios” quando eles aparecem.
Com o fluxo de caixa o empresário poderá planejar o futuro de seu negócio, uma vez que com as informações obtidas pelo registro de entradas e saídas é possível traçar metas com maior precisão, planejar compras de estoque com maior antecedência e até mesmo verificar se há dinheiro sobrando para investir em outra área.
Esquecer do capital de giro
Indispensáveis para o controle financeiro da empresa, o giro de capital ajuda na hora de saber se sua empresa tem recurso para manutenção de rotina operacional diária. Já pensou se você precisa comprar algum item indispensável para seu empreendimento, você sabe que a empresa vendeu bastante no último mês, porém vendeu a prazo e de repente você se vê sem dinheiro em mão para comprar esse item essencial. O que fazer então? Não deixe sua empresa chegar nesse ponto e nunca se esqueça de capital de giro.
Comentários( 0 )