Organograma empresarial: conheça essa ferramenta
30 de janeiro de 2017 | Postado em Empreendedorismo
Seu negócio tem um organograma empresarial? Essa ferramenta é parte de sua organização estratégica, ela é importante para estabelecer limites e responsabilidades, deixando claro a cadeia hierárquica da empresa. Um empreendimento, para crescer e alcançar o sucesso, precisa que as atividades propostas, sejam organizadas, planejadas com transparência para que os colaboradores exerçam suas funções com eficiência.
Para isso, é preciso que a estrutura hierárquica seja organizada, representando a planta da empresa, onde cada departamento da organização tenha delimitado suas tarefas e seus responsáveis. Essa estrutura é o que chamamos de organograma empresarial.
Por que fazer um organograma empresarial?
A finalidade de um organograma é fazer com que os colaboradores, de dentro e os de fora do negócio, saibam e entendam, de maneira objetiva, como as pessoas e suas atividades se relacionam. Geralmente em pequenas e médias empresas, todos conhecem a estrutura hierárquica do empreendimento, por isso nem sempre há a necessidade de elaborar um organograma gráfico.
Já em empresas de grande porte, fica difícil para todos colaboradores se conhecerem e saber qual a função de cada um, por isso o organograma é extremamente importante, para que todos colaboradores entendam como o negócio funciona na parte administrativa.
Um organograma não precisa conter o nome de cada colaborador, uma vez que seu objetivo é apresentar os cargos dentro de uma estrutura administrativa. O organograma gráfico e suas linhas traçadas, ajudam a entender quem é subordinado a quem dentro do seu empreendimento.
Quais os tipos de organograma e como escolher o melhor para minha empresa?
Existem diferentes modelos de organograma, e o que vai determinar qual o melhor estilo para sua empresa, é a forma como ela é administrada.
Organograma Vertical – Modelo mais conhecido, usado para mostrar a hierarquia da empresa de cima para baixo, onde a diretoria está no topo do organograma e os colaboradores são inseridos nas figuras abaixo.
Organograma circular – Neste modelo, a diretoria começa no centro, espalhando os demais cargos para os lados, formando um “circulo”. É mais usado em negócios modernos, pois evidencia a importância do trabalho em equipe, os cargos são postos lado a lado, mostrando que todos são iguais.
Organograma funcional – O mais racional dentre todos modelos de organograma, o funcional é muito parecido com o Organograma vertical, porém ele traz as relações de função e não em hierarquia dentro de uma empresa.
Existe ainda o modelo de organograma matricial, linear de responsabilidade e o organograma em barras. Caso queira saber mais sobre qual o melhor organograma para seu negócio, dicas em gestão, entre outros assuntos, procure uma assessoria contábil. Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário, ou entre em contato conosco.
Comentários( 0 )