Empreender: qual o primeiro passo?
21 de março de 2017 | Postado em Empreendedorismo
Hoje vamos falar do primeiro passo para trilhar o caminho do empreendedorismo. Ainda que índice de “mortalidade” das empresas que estão abrindo as portas esteja caindo no Brasil, grande parte das micro e pequenas empresas não consegue superar os primeiros anos de vida. Um dos motivos principais, está a falta de planejamento, juntamente com a falta de experiência, pouco capital e má gestão.
Em primeiro lugar, é preciso respirar, ter calma e entender que cada vez que assumir um novo papel na vida, os outros precisam ser repensados e readequados à sua realidade de vida e relacionamentos. Só saber disso às vezes já acalma. Para diminuir seu risco de fechar as portas do seu negócio nos primeiros anos, segue algumas dicas de o que fazer antes de dar vida ao seu empreendimento.
Solucionando problemas
Muitas vezes não sabemos por onde começar. Uma dica: comece definindo o que você deseja. O que você quer? Definir metas certamente é um bom começo. Identifique um problema não solucionado. Toda empresa existe para solucionar um problema de alguém. Ou pelo menos é assim que deveria ser. Quanto mais específico for o grupo que enfrenta o problema e quanto mais claro e bem definido for o problema, mais fácil será o desenho da solução.
Know-how
O sucesso depende de planejamento e capacitação: por isso, é fundamental investir nisso. Para se planejar se informe sobre todos os aspectos do negócio escolhido. E, para se capacitar, aproveite cursos, oficinas e palestras associados ao tema do seu empreendimento.
Se o empreendedor não tem experiência na área em que deseja iniciar uma empresa, uma boa dica é procurar um sócio ou consultoria que já tenha certa experiência no ramo em questão.
Financeiro
Estabeleça a estrutura operacional do seu negócio, elabore um plano financeiro bem detalhado com o total do investimento, custos, capital de giro e previsão de rentabilidade da empresa dos três primeiros anos da empresa. É aconselhável ainda, criar também um plano de marketing para definir o público-alvo, mercado e estratégias de venda.
Comentários( 0 )