Página Inicial Blog » Chilli Beans: conheça o empreendedor que construiu um império

Chilli Beans: conheça o empreendedor que construiu um império

15 de fevereiro de 2017 | Postado em Empreendedorismo

Entrar no mercado do empreendedorismo nem sempre é fácil e talvez por isso que nenhum empreendedor de sucesso esconde as dificuldades que encontrou e os erros que cometeu no inicio de sua trajetória. Todos são sempre bem aberto quanto a contar sua história e de seu negócio e compartilham o que aprenderam até agora.

Hoje vamos contar a história de um jovem brasileiro que é exemplo de sucesso e persistência, Caito Maia, fundador da Chilli Beans, uma das mais emblemáticas marcas de sucesso de origem nacional.

História

Caito é filho de músico, pessoa energética e muito carismático, e a mãe já era mais centrada, “pé no chão”, essa foi a base do empresário que afirma ser muito disciplinado ao mesmo tempo que é irreverente, marca registrada do jeito “Chilli Beans” de ser. Na adolescência Caito chegou a pesar 130kg e emagreceu 50kg em seis meses, provando o quão disciplinado ele é.

como-montar-uma-franquia-chilli-beans

Música

Ainda antes de fundar a Chilli Beans, foi vocalista da banda de rock Las Chicas Tienen Fuego, que chegou a ser indicada ao prêmio Video Music Brasil, da MTV. Enquanto estava na Faculdade de Música, em Boston, Caito resolveu empreender. Ele notou que quem usava óculos de sol não estava preocupado com a proteção dos raios ultravioleta, estava mais interessado no estilo do óculos.

Atacado

Assim começou a Blue Velvet, com Caito comprando óculos de diferentes estilos em um camelô nos Estados Unidos, e trazendo para o Brasil, para revender no atacado. A Blue Velvet chegou a ter 250 clientes de atacado, atingia boas vendas, porém não gerava fluxo de caixa pagando seus fornecedores à vista e vendendo a prazo. Assim, bastou três deles não pagarem para que a empresa quebrasse.

Marca

A Chilli Beans surgiu no final dos anos 90, do desejo de Caito ter uma marca e sair do mercado do atacado e atender diretamente o cliente. Ele então foi para o Mercado Mundo Mix, maior evento de economia criativa do país e lá foram vendidos os primeiros pares de óculos com a marca Chilli Beans. Hoje a empresa cona com mais de 740 pontos de venda em 10 países diferentes.

chillibeanshistoriafranquia022016

Outra sacada que contribuiu para o sucesso e ascensão da marca foi a abertura de quiosques em shoppings. Sem grandes investimentos em pontos de venda tradicionais e caros, os quiosques são espaços compactos e com baixo custo, uma vez que não tem a necessidade de vitrines de vidros, deixando os produtos expostos aos consumidores.

Diferencial

Inovação é a marca registrada da Chilli Beans, desde o design dos óculos, até a própria tecnologia a serviço do cliente. Hoje é possível experimentar um óculos de sol por meio de um aplicativo e uma câmera própria na loja, onde o comprador tira até quatro fotos de si mesmo, em diferentes ângulos com o modelo escolhido.

Pioneira no estilo “self service” de vender óculos e a inaugurar uma máquina de customização, permitindo que o consumidor crie e fabrique seus próprios óculos. Além disso a Chilli Beans adota o conceito “fast fashion”, por isso lança toda semana 10 modelos de óculos de sol, cinco de relógios e três de armações de grau.

Comentários( 0 )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*