Como empreender: conheça seu cliente
23 de junho de 2017 | Postado em Empreendedorismo
Todo empreendedor precisa fazer algumas perguntas fundamentais para ter sucesso, uma delas é “Quem é o meu cliente?”. Sabendo quem é seu público-alvo, é uma ótima maneira de aprimorar a qualidade do seu produto e um caminho para aperfeiçoar seus serviços.
Tendo seu cliente definido você pode desenvolver outras perguntas, como “Minha ideia de negócio realmente vai ajudar meu cliente? Como fazer para minha ideia chegar até ele? O preço está adequado ao bolso do cliente?”.
Mais do que definir seu público-alvo antes de abrir seu próprio negócio, é preciso conhecer quais são as necessidades dos seus clientes assíduos, quais suas aspirações, eles são clientes fidelizados? Como ele pensa, do que gosta, o que fará com que ele compre mais vezes na sua empresa.
Sem conhecer a fundo os hábitos dos seus clientes, a prospecção do seu empreendimento fica limitada, sem saber por qual caminho seguir.
Pesquisa de Mercado
Uma das técnicas mais tradicionais para se aproximar do cliente é a pesquisa de mercado. Um questionário ou entrevista com perguntas pré-elaboradas são táticas muito usadas. Para não cansar o consumidor o ideal é que esse questionário seja breve, com poucas perguntas, bem objetivas.
Além desse método, muitas empresas hoje já usam das redes sociais para se aproximarem do público. Por meio do contato virtual é possível analisar quais as postagens têm mais reações, se o público é participativo na web, responder dúvidas por meio de mensagens privadas ou nos comentários das postagens.
O assunto é tão importante que já existem empresas concentradas em desenvolver estudos sobre os hábitos dos consumidores. É preciso conhecer a fundo os espaços que seu cliente frequenta, o que é determinante para ele ir a um lugar e adquirir um serviço ou produto, do que ele gosta. Sem conhecer seu cliente é como se sua empresa falasse uma língua e o cliente outra, gerando distanciamento.
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