Fintech promete facilitar empréstimo para micro e pequenas empresas
31 de agosto de 2017 | Postado em Empreendedorismo, Notícia contábil
Burocracia, desconfiança, excesso de documentação. Conseguir um empréstimo bancário é uma missão das mais complicadas para as micro e pequenas empresas. Daniel Orlean que fundou e por 15 anos esteve à frente da Affero Lab, empresa de tecnologia para educação, conhece bem esse cenário. “Passamos de micro para pequena até virar uma empresa de porte razoável. Nós atendíamos muitas empresas e sentimos que o atendimento dos bancos para os pequenos negócios precisava melhorar muito”, explica o sócio-fundador e executivo da BizCapital.
Pensando nisso, o empresário e seus sócios Cristiano Rocha e Francisco Ferreira decidiram investir em uma fintech para oferecer empréstimos online aos pequenos negócios. Nasceu assim, em 2016, a BizCapital, startup que recebeu um investimento de 3,5 milhões de reais da Monashees Capital, especializada em empresas de internet em fase embrionária.
Em apenas seis meses de atuação, a plataforma já recebeu mais de quatro mil solicitações de crédito de todo o país, superando 140 milhões de reais em pedidos. “Hoje a gente atua como corresponde bancário de uma financeira. Mas captamos recursos no mercado para as demandas de crédito que as empresas apresentam para a gente”, conta Orlean, que preferiu não revelar quantos empréstimos já foram aprovados pela Fintech.
A startup avalia o perfil dos clientes com um sistema desenvolvido em parceria com a área de Inteligência Artificial da PUC-Rio, capaz de analisar e ranquear os pedidos em poucos segundos. “Nós somos engenheiros formados na PUC-Rio. Estruturamos com eles o problema que tínhamos para resolver e juntos desenvolvemos essa máquina”, diz o executivo. “Com base em dados históricos conseguimos identificar variáveis que nos permitem calcular qual o nível de risco que teremos ao conceder um empréstimo para determinada empresa”.
As fontes do sistema da BizCapital estão disponíveis em base pública ou privada de quatro parceiros da startup. Uma análise que vai muito além do histórico de pagamentos dos empreendedores e suas empresas. “Todo o processo é feito digitalmente. Fazemos a integração com mais de mil fontes de variáveis e daí sai uma avalição. Em menos de 24 horas já temos uma resposta para a empresa”. Uma vez aprovado o crédito, todo o processo segue de forma digital, online ou por telefone.
De acordo com Daniel, a BizCapital tem crescido 40% ao mês. A equipe da startup deverá contar com 20 pessoas nos próximos dois meses, profissionais principalmente das áreas de marketing, crédito e tecnologia.
Fonte: Revistapegn
Comentários( 0 )