Página Inicial Blog » Saiba quais as principais variáveis que definem o valor da sua empresa

Saiba quais as principais variáveis que definem o valor da sua empresa

19 de janeiro de 2017 | Postado em Empreendedorismo

Uma das perguntas que todo empreendedor se faz é “Quanto vale a minha empresa?”. Normalmente essa pergunta surge em determinados momentos da vida do empresário, como por exemplo:

  • Assédio de algum concorrente que busca a compra ou fusão da sua empresa;
  • Dificuldades financeiras, levando o empreendedor a abrir o negócio para novos sócios (investidores)
  • Necessidade de novo sócio que complete tecnicamente o empreendimento

Uma coisa é fato, mais importante do que saber o valor da sua empresa é ter a certeza de que você, como proprietário, está trabalhando para aumentar continuadamente o valor da mesma. Isso porque se você não está fazendo isso de forma sistêmica e planejada para valorizar o que sua sociedade tem de melhor, você está impactando diretamente no valor da sua empresa.

19309_2_LPara entender melhor, vamos apresentar alguns dos principais requisitos que influenciam no “valuation” do seu empreendimento, de acordo com a metodologia de “fluxo de caixa descontado”. É muito importante saber que, o calculo do valor da sua empresa não é algo simples e o profissional mais indicado para fazer isso é um contador ou um escritório de contabilidade, especializado, com ferramentas próprias para sua demanda.

Custo Médio Ponderado de Capital (WACC)

Simplificadamente essa é uma formula que calcula a média entre o custo do capital próprio da empresa e o custo do capital de terceiros. A falta de equilíbrio no perfil do endividamento aliado a um alto custo de capital próprio ou de terceiros pode levar o custo médio de capital de sua empresa a passar dos limites com o passar do tempo, inviabilizando sua empresa de ser vendida.

Lucro Operacional (EBITA)

Sigla que em inglês significa “Resultado antes dos juros, impostos e amortização”, que é basicamente o lucro operacional que seu negócio gera em um determinado período ou mês para então pagar as despesas que não são parte da sua “operação”. A EBITA é o requisito mais importante na avaliação de quanto vale sua empresa.

Perfil e grau de endividamento

Para um potencial comprador o endividamento do seu negocio funciona como um redutor do valor líquido do mesmo. Não quer dizer que você não pode ter nenhum endividamento no nome da sua empresa, até porque dívidas não são todas iguais, muitas delas são necessárias em determinados momentos do empreendimento, por isso existem regras no mercado de compra e venda de empresas para avaliarem se o grau de endividamento  está em um nível aceitável ou não.

Um empreendedor que valoriza a boa administração financeira e que entende e aplica tais conceitos apresentados aqui, se torna um gestor de grande valor para sua empresa. Uma boa administração do lucro, do fluxo de caixa, do grau de alavancagem e perfil de endividamento podem elevar potencialmente o valor de uma empresa no mercado.

Comentários( 0 )

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*